O impacto do BPM no desenvolvimento do gestor estratégico de RH – Por Cecília Carvalho

“Nós do RH somos de HUMANAS, os processos são coisas lá do pessoal das EXATAS […]” Mas por que um RH não pode ser, também, de exatas?

Muito escutamos sobre essa “disputa” entre HUMANAS x EXATAS. A definição vem lá da divisão entre as ciências […] Humanas englobam todos os estudos relacionados ao ser humano e suas manifestações, e as exatas tudo que se pode quantificar, as humanas têm uma resposta subjetiva e as exatas uma resposta lógica. O texto de hoje não tem como centro das atenções a definição entre as ciências, sejam elas humanas, exatas ou da natureza. Mas sim, falar um pouco sobre essa relação do RH com a gestão de processos. OK! O RH é do eixo das humanas, mas o que impede de realizar tarefas do eixo das ciências exatas como a gestão por processos ou por indicadores? Será que a gestão por processos é realmente parte das ciências exatas? Na gestão por processos, ou BPM (que vem do inglês e é a sigla de Business Process Management) as pessoas deixam de ser o foco da gestão e são mais uma ferramenta para a execução dos processos.

Gestão por processos tem varias definições, uma delas vem de Gart Capote, que diz: “Gerenciamento de processos de negócio é uma abordagem disciplinar para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócios, automatizados ou não, para alcançar resultados consistentes e alinhados com os objetivos estratégicos da organização”. Essa definição faz lembrar de algo? Parece familiar com o que se espera quando falamos da gestão estratégica de RH? Neste caso só precisamos trocar o P de PROCESSOS para PESSOAS e a definição também vai servir. Então… Porque nós, RH, não “casamos” esses dois P’s para alavancar o desempenho das organizações onde atuamos?

Estamos vivendo uma era de constante mudança, a velocidade com que a informação chega e o impacto que pode gerar é assustador. O mercado de trabalho exige, cada vez mais, que sejamos qualificados e multitarefa.  Não tem mais espaço para aquele profissional especialista que só atua em sua área de formação e tem dificuldade para buscar conhecimento de assuntos diferentes, ou aqueles que usam o discurso: – Mas isso não faz parte da minha área. O profissional de RH vem sentindo o impacto dessa mudança, quando é cotado para assumir posições na alta estratégia da organização, e é aqui que quero chegar com toda essa mistura de ciências exatas, humanas, gestão por processos, de pessoas e RH estratégico.

O profissional de RH pode, e deve, conhecer a organização “como a palma da sua mão”, e não existe melhor forma de adquirir esse conhecimento como a gestão por processos. Esta categoria de gestão permite que seja feito o mapeamento da organização e de seus recursos, sejam eles materiais ou humanos, assim como da forma com que cada tarefa é desenvolvida e seu impacto no resultado final de cada processo. O conhecimento de cada tarefa, ferramenta e processos ajudam ao gestor de RH a montar uma analise detalhada de cada peça necessária para compor o processo. Aqui já estamos falando da peça PESSOA, que precisa se encaixar como a de um quebra cabeça para que o processo siga seu curso e o resultado seja o sucesso. Todas as peças encaixadas de forma correta trazem desenvolvimento e prosperidade para a organização, os processos e as pessoas.

Então, aqui fica a dica final aos colegas de RH, domine sua organização. Conheça o SPP (sistemas pessoas e processos) da alta gestão até a mais primaria das operações… Quebre todos os TABUS e as limitações e seja um gestor estratégico.

Você concorda com a reflexão proposta pela Cecília Carvalho?

Antes de finalizar gostaria de incentivar mais uma reflexão: Qual é o seu perfil dentro do RH? Confira as principais características de um RH Tradicional VS. RH Estratégico e pense como está organizando a sua área em prol do desenvolvimento dos negócios.

1Fonte: Impulse Tecnologia.

Quero agradecer a autora do post, Cecília Carvalho ! É um prazer o Blog Vozes do RH ter uma parceira que trás tantas reflexões pertinentes para o desenvolvimento de bons profissionais de RH. Obrigada pela disponibilidade!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s