3 hábitos que você não tem como líder (mas deveria ter)

Se você está na liderança de uma equipe ou empresa, sabe que é muito fácil ser tragado por uma rotina de eventos, compromissos e reuniões intermináveis. 

Também é comum se perder em atividades e processos burocráticos, gerando uma falsa sensação de que está sendo produtivo, quando, na verdade, você está apenas ocupado.

Depois de algum tempo vivendo uma rotina intensa, o líder pode criar hábitos que acabam fazendo mal para a sua produtividade e para o seu time – sem falar que isso não é nada saudável! 

A longo prazo, uma rotina intensa é prejudicial para a sua gestão e, consequentemente, para os resultados da equipe.

Mas o que fazer para evitar ser sugado pela rotina?

Para evitar que isso aconteça, é importante desenvolver hábitos que o aproximem do time e tragam mais leveza para o dia a dia, criando um clima positivo e uma equipe engajada. Sempre haverá muito trabalho a ser feito (ainda bem!), mas a simples mudança de alguns  hábitos pode fazer com que você termine cada semana com a sensação de dever cumprido.

Aqui, indicamos os 3 hábitos que você provavelmente não tem como líder (mas deveria ter)!

1. Colocar o desenvolvimento do time no topo da lista de prioridades

O desenvolvimento de pessoas é um dos papéis mais importantes da liderança. É impossível exercer esse papel se o líder estiver fechado em salas de reunião o dia todo.

Um bom líder precisa acompanhar o trabalho do seu time: delegando, orientando e oferecendo feedback constante.

E essa interação não se resume apenas aos projetos e metas da empresa. É importante abrir espaço na rotina para conhecer os sonhos, objetivos, medos e desafios dos seus liderados. 

As aspirações pessoais têm um impacto enorme na motivação e produtividade dos profissionais. Demonstrar interesse verdadeiro pelas pessoas do seu time é essencial para construir uma relação de confiança.

Se você não planeja esse tipo de interação, além de não conseguir tirar o melhor de cada pessoa, está perdendo a chance de se conectar mais com seu o time e ajudá-los (e, consequentemente, a empresa) a se desenvolverem.

2. Agendar reuniões consigo mesmo – e respeitá-las!

Líderes não são executores operacionais – ou pelo menos não deveriam ser. Se você passa mais de 50% do tempo executando atividades operacionais, alerta vermelho

Bons líderes se concentram em melhorar processos, criar novas soluções, trazer novidades e manter o time desafiado e constantemente em evolução.

Para isso, é preciso que você tenha momentos reservados para si mesmo. Assim, você poderá analisar os processos da sua área, pensar e planejar estrategicamente os próximos passos – o que pode ser difícil em um ambiente cheio de pessoas e atividades operacionais que demandam constantemente a sua atenção.

Mesmo que o desenvolvimento de pessoas seja um dos papéis mais importantes da liderança, reservar um tempo para pensar e planejar sozinho aumenta seu potencial e seu aproveitamento como líder.

O segredo está em encontrar um equilíbrio entre esses dois papéis.

3. Estudar sobre liderança e se desenvolver constantemente

“Liderança e aprendizagem são indispensáveis um ao outro.” 

John F. Kennedy

Agora que você é líder, não tem mais nada a aprender sobre liderança, certo? 

É claro que não! 

Muitos líderes, quando chegam a essa posição, acreditam que atingiram o ápice de suas carreiras e que já podem parar de se qualificar por aqui. Grande engano

Os desafios e responsabilidades da liderança são cada vez maiores – especialmente na era exponencial. Se você exerce um cargo/função de liderança e quer melhorar seus resultados, precisa investir tempo, recursos e esforços para se tornar um líder melhor. A sua empresa, equipe e o seu eu do futuro vão te agradecer muito por isso!

Por isso, separe sempre um tempo para se atualizar. Ler livros e artigos, assistir a vídeos, fazer cursos, estar frequentemente em contato com outros líderes para ganhar mais perspectiva e repertório.

Se você mantiver uma mentalidade – e uma rotina – de aprendizado contínuo, se tornará cada vez mais eficiente ao longo do tempo e seus resultados vão melhorar dia após dia. 

 

Texto original: Escola Conquer