Conexões no Linkedin: Quantidade ou Assertividade?

Vejo com frequência perfis no Linkedin mencionando “Fulano | 30k conexões” e me questiono: será que essa pessoa conhece tod@s essas pessoas? Não estou aqui para afirmar que possuir milhares de conexões é algo negativo, porém acredito que a quantidade versus assertividade deve ser repensada.

Suponho que algumas pessoas, pelo grande impacto positivo que causam na sua área de atuação, devem ter 30k conexões e conhecer mais da metade através de eventos e atuação em redes sociais. Eu mesmo sigo (não envio convite porque adiciono só quem já bati um papo) alguns. Gosto de analisar trajetória, locais que buscaram formação acadêmica e ler as publicações compartilhadas por lá. Necessitamos de inspirações continuamente e isso é muito bom por sinal. Há também a turma dos “headhunter”, modesta parte também estou inclusa neste grupo. Ainda considero minha atuação de Tech Recruiter modesta, preciso dominar algumas competências e isso não é da noite para o dia, mas estou indo atrás. Sonho em ser disputada por empresas em nível global. Sonhadora, talvez! Voltando, como diz meu colega Maiquel. Não estou escrevendo aqui para questionar as pessoas que possuem milhares de conexões, fico somente refletindo se essa pessoa buscasse uma ajuda (seja apoio numa pesquisa, recolocação profissional e etc) se 30k estariam disponível para orientar e ajudar. Semanas atrás fiz um breve post no meu Linkedin e curti a repercussão:

Linkedin 1

Por que tenho essa “convicção”? Porque acredito que relacionamento não é somente like nas redes sociais.  Fazer o famoso networking é estar na memória de uma pessoa quando ela souber de uma oportunidade compatível com seus soft e hard skills! É assumir o protagonismo de ser reconhecida por “adversários” como uma boa profissional. Enfim, isso é uma percepção de alguém que já viveu alguns acontecimentos profissionais e concede orientações de carreira. Não é uma verdade absoluta 😉 O tema Linkedin tem muitas variáveis. Qualquer dia desses quero falar sobre os coaches sem certificação por lá. Felizmente, não sigo nenhum 💡

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s